quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Um mundo em crise

A crise mundial é destaque na mídia, mas o que realmente está acontecendo com a economia mundial?Toda a história começou no inicio da década quando nos Estados Unidos muitos americanos aproveitaram dos juros em baixa para investir na casa própria, financiando sua moradia nos bancos, para serem pagas há longos anos.

Com a grande procura pela sonhada casa própria o mercado imobiliário se expandiu sendo um dos maiores geradores de dinheiro no país.Mas o problema surgiu quando muito americanos deixaram de pagar suas dividas investindo o seu dinheiro em outras coisas, sendo que o calote nos bancos era muito grande os preços dos imóveis abaixaram trazendo prejuízo.

Como o dinheiro provinha dos bancos estes não tinham mais como se manter, muitos acabaram fechando suas portas, fazendo a economia mais forte do mundo entrar em crise levando junto com ela os países em desenvolvimento.

E por fim todo o mundo foi atingido pela crise dos Estados Unidos, aqui no Brasil não poderia ser diferente, muitas empresas que tem suas ações no mercado financeiro mundial viram os preços desabar, como foi o caso da Vale, empresa de minério, que encolheu 50% seu valor de mercado no ultimo mês de outubro.

Segundo o contabilista Werner Weinzierl, os Estados Unidos é o coração financeiro do mundo. Conforme ele, tudo o que acontecer lá será refletido de alguma forma na economia mundial, pois o EUA quase não produzem, importam tudo dos outros paises. Com essa crise o País estava com pouco capital e isso atingiu diretamente e principalmente os países de terceiro mundo. Weinzierl enfatiza também que a economia é muito instável, assim como ela pode estar de uma maneira hoje, amanhã o cenário econômico pode ser totalmente modificado. Mas para o governo a economia brasileira está preparada para enfrentar a crise mundial.

Nenhum comentário: