quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Presente de fim de ano para os pais


O encerramento do ano se aproxima e com ele também as contas de final de ano. Para quem tem filhos estudando em escolas privadas, é melhor ir preparando o bolso, o custo das mensalidades escolares sofrerão um aumento de cerca de 10%.

O Professor e Responsável pelo setor financeiro do Colégio Unificado, Alexandre Kleis de Carvalho, justifica o aumento. “A taxa abusiva de impostos, o salário dos professores e as melhorias no espaço físico do colégio, geram um crescimento no orçamento, fazendo com que aumente a mensalidade”.

Ele lembra que a inadimplência também encarece os custos das escolas. O percentual de devedores é absurdo e aumenta cada vez mais nessa época do ano.

Os gastos com a saúde e alimentação não são mais os únicos motivos de preocupação para os pais. A qualidade do ensino público precário do país, faz com que muitas famílias apertem o orçamento e matricules seus filhos em colégios particulares.

A administradora de empresas Ana Cristina Vega, diz que de seu salário, 5% é destinado ao ensino de seu filho, mas concorda que muitas vezes se torna necessário. “O aumento anual para o colégio se torna indispensável para a melhoria da qualidade de ensino e vantagens para os alunos”.

De acordo com o funcionário do Procon, Gunnar Howi, o pai ou responsável deve prestar muita atenção na hora de matricular seus filhos, pelo abuso na hora de cobrar as mensalidades. “O pai, ao se sentir injustiçado, deve dirigir-se até a secretaria de ensino aonde seu filho estuda, e conversar com os responsáveis financeiros para entrar em um acordo”. Gunnar diz ainda que se caso o pai não se sinta satisfeito com o acordo, ele deve procurar o órgão do Procon mais próximo e fazer uma queixa.





Veja a entrevista na íntegra

Nenhum comentário: